Melhores setores para empreender em 2022

SALA MINEIRA

do Empreendedor de Lagoa dos Patos-MG

Melhores setores para empreender em 2022

Apesar da pandemia do novo coronavírus ter trazido muitas dificuldades para o mercado financeiro, o avanço da vacinação dá sinais de prosperidade para alguns setores em 2022.

05/01/2022

Imagem: My Life Graphic / Shutterstock.com - Mod Color

Para aqueles que não se importam em arriscar, este ano será marcado por alguns desafios como alta inflação, juros em alta, nova variante do coronavírus e eleições. “Será um ano de dinheiro caro e quem quer empreender precisa fugir do capital emprestado por bancos”, comenta Roberto Kanter, consultor, mentor da Endeavor e professor da Fundação Getúlio Vargas.

..CONTINUA DEPOIS DA PROPAGANDA...

Infomoney fez uma lista especial dos melhores setores para empreender em 2022

Sendo assim, o InfoMoney, com sua marca de empreendedorismo Do Zero ao Topo, levantou os setores mais favoráveis para empreender em 2022. As alternativas são válidas tanto para a criação de empresas pequenas, quanto para algo escalável como uma startup. Confira abaixo os setores mais promissores para o empreendimento em 2022.

Agronegócio

AMesmo com dois trimestres de retração do PIB (Produto Interno Bruto), a previsão de economistas é que alguns setores consigam conter essa tendência de retração. Um deles é o agronegócio. A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) prevê um crescimento de 3% a 5% em 2022. No entanto, é necessário tomar cuidado com os custos: a alta de recursos como fertilizantes e defensivos pode achatar o lucro do mercado.

Nos últimos anos, houve um crescimento considerável de startups bem-sucedidas no Brasil. Empresas voltadas para a agricultura, como Boa Safra e Agrosmart, multiplicaram seu faturamento em 2021 e caminham para a mesma tendência este ano.

Saúde

Por conta da pandemia, o setor da saúde está em evidência no momento. Dessa forma, a telemedicina tem sido um dos destaques apontados por especialistas. As consultas online vieram para ficar e, por isso, há uma oportunidade para médicos empreendedores criarem empresas que ofereçam serviços, equipamentos e plataformas digitais. O setor traz uma boa conjuntura para um negócio de crescimento exponencial. As healthtechs (startups de saúde), somente em 2020, receberam investimentos de mais de US$ 14,2 bilhões.

Pets

Durante a pandemia, houve um aumento nos números de adoção de animais de estimação. Assim, a partir de grandes varejistas consolidadas como Petz, Petlove e Cobasi, especialistas notam que o setor ainda é promissor para montar um negócio este ano. “Há muitas possibilidades para pequenas empresas de higiene e embelezamento, alojamento e treinamento de pets”, afirma Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Serviços

Devido aos desafios previstos para 2022, especialistas recomendam buscar setores em que as despesas iniciais sejam menores. Sendo assim, o setor de serviços é ótimo para quem não deseja lidar com este tipo de gasto. Neste segmento, o empreendedor pode trabalhar em casa vendendo o conhecimento que possui. Consultoria de marketing digital, aulas particulares, cursos online e serviços de beleza e bem-estar são grandes tendências no ramo.

Alimentos

O setor de alimentação passou por grandes transformações nos últimos anos. Porém, mesmo com inflação alta e os custos dos produtos podendo aumentar, os especialistas acreditam que este ano será propício para a área. Devido aos novos hábitos de delivery e com a volta das refeições presenciais, há grandes chances para quem deseja abrir um negócio alimentício. A alimentação saudável e o conceito de dark kitchen (cozinha 100% focada no delivery) são as maiores apostas do momento.

E-commerce

As compras online estão em alta há um bom tempo já e é provável que em 2022 não seja diferente. Contudo, para um empreendimento de sucesso, especialistas indicam investir em bens essenciais, como saúde e alimentos, ou produtos recorrentes com possibilidade de assinatura. Além disso, há oportunidades promissoras na criação de recursos que facilitem a venda online por varejistas. No entanto, é necessário investir na omnicanalidade para fidelizar o cliente e facilitar seu relacionamento com a marca.

Franquias

O avanço da vacinação permitiu a retomada de viagens. Por isso, o segmento de turismo e hotelaria manteve sua maior alta até o terceiro trimestre de 2021. No entanto, especialistas apontam que o setor pode sofrer perdas caso aumentem os casos de Covid-19.

No momento, áreas com boas perspectivas vem das franquias de casas e construção, beleza, bem-estar e moda. Contudo, é necessário consultar outros franqueados para saber se é válido investir ou não. Além disso, especialistas orientam os empreendedores a não utilizar todo o capital na compra da franquia, pois ela precisará de investimento no futuro.

Materia Original = InfoMoney (Aqui)

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Sala Mineira do Empreendedor de Lagoa dos Patos MG.